Vitória, vitória, acabou-se a história

Atividades de leitura recreativa e de escrita criativa

Nível avançado C

Vitória, vitória, acabou-se a história é o nível avançado, ou o nível de língua A, das oficinas de leitura recreativa e de escrita criativa.

Introduz a literatura oral, o conto popular português, os escritores das principais coleções de contos populares portugueses, a leitura recreativa e a escrita criativa.

É constituído por 20 oficinas de leitura recreativa e de escrita criativa a partir de contos populares portugueses com grau de dificuldade crescente.

Valoriza o desenvolvimento da imaginação e da criatividade através de atividades lúdicas, particularmente aliando a leitura, a escrita e a cultura e a literatura portuguesas.

Já disponível

Explora o conteúdo

Onde adquirir

Além de estar disponível em todas as livrarias do país, podes aquiri-lo online em:

A autora

Biografia

O meu nome é Ana Viegas. Sou escritora, tradutora, revisora e professora de português para estrangeiros.

Sou licenciada em tradução de inglês e espanhol pela Universidade de Lisboa e mestre em português língua não materna pela Universidade do Minho. Além disso, concluí o curso de revisão de texto oferecido pela Booktailors e o curso de formação inicial de formadores oferecido pelo Instituto Unicenter.

Tenho:

especialização em tradução literária e técnica;

especialização em leitura recreativa e escrita criativa;

experiência comprovada em tradução, retroversão e revisão de textos técnicos e literários (infantojuvenis e para adultos);

experiência comprovada em ensino de português língua estrangeira em Portugal e Espanha a alunos e professores;

experiência comprovada na criação de materiais didáticos de português língua estrangeira para duas das maiores editoras nacionais, a Lidel e a Porto Editora.

Sou uma leitora ávida e uma escritora dedicada e tenho uma mente curiosa com uma sede de conhecimento incessante que me leva a investigar temas tão interessantes como desenvolvimento pessoal, organização, produtividade, alimentação saudável, Pilates, leitura recreativa e escrita criativa.

Escolhi estes dois últimos como temas de investigação da minha tese de mestrado e elevei-os a outro nível ao disponibilizá-los em formato de livro para leitores e escritores com vontade de desenvolver a imaginação e criatividade.

A coleção de oficinas de leitura recreativa e de escrita criativa a partir de narrativas orais portuguesas (provérbios, anedotas, adivinhas, lengalengas, trava-línguas e contos) valoriza o desenvolvimento da imaginação e da criatividade através de atividades lúdicas que aliam a leitura, a escrita e a cultura e a literatura portuguesas. Está organizada em três níveis com grau de dificuldade crescente (inicial, intermédio e avançado), cada um composto por 20 oficinas: «Era uma vez», «Quem conta um conto acrescenta um ponto» e «Vitória, vitória, acabou-se a história».

Vídeos de aprofundamento