Olá,

o meu nome é Ana Viegas e sou escritora, editora e revisora, tendo mais de 18 livros publicados. 

Sou a fundadora da editora e livraria infantojuvenil Calo no Dedo, que publica obras divertidas e inclusivas, em diferentes formatos e de forma ecológica, para jovens leitores alegres, curiosos e conscientes. 

Sou também a fundadora da Comunidade de Escritores com Calo no Dedo, um programa de estilo de vida e escrita para escritores motivados e criativos que querem dedicar-se ao que mais amam, publicar com qualidade as suas obras e viver em plena abundância da sua paixão. 

Através das minhas mentorias de escrita e revisões de obras literárias, ajudo escritores a escrever e publicar um livro de sucesso!

A minha missão é tocar o coração dos meus leitores e fazer a diferença no mundo através da minha escrita.

Curiosidades

Nasci no Alentejo, cresci no Algarve e já vivi de norte a sul de Portugal.

De signo Carneiro, tenho energia em abundância, estou sempre cheia de ideias, tomo a iniciativa, gosto de liderar, sou muito sincera e valorizo a lealdade. Em numerologia tenho um número de vida 4 e no teste de personalidade Myers-Briggs sou INTJ.

Adoro ler, escrever, caminhar na praia, visitar castelos, passear por sítios novos, mimar a minha gatinha (mesmo quando ela me rejeita à frente de todos) e, acima de tudo, esborrachar as bochechas da minha filha.

Cresci rodeada de livros e a criar histórias, com o desejo nada secreto de ser escritora. Adoro ler policiais de cortar a respiração antes de dormir e de escrever aventuras fantásticas infantojuvenis logo ao acordar. Pelo meio, deleito-me a traduzir autores estrangeiros e a rever autores nacionais. 

Sou a autora da coleção de 15 livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens, que alia a leitura à saúde mental, e da coleção de 3 livros de oficinas de leitura recreativa e de escrita criativa a partir de narrativas orais, que alia a leitura e a escrita à cultura portuguesa.

Atualmente, dedico-me ao que mais amo, publico com qualidade as minhas obras e vivo em plena abundância da minha paixão pela escrita.

A minha história

Sempre gostei de escrever, mas também sempre achei que não era possível viver da escrita, pelo menos em Portugal, daí nunca me ter dedicado à escrita como forma de subsistência, tendo optado por seguir a via convencional de tirar uma licenciatura e trabalhar numa área específica.

O ser uma pessoa muito organizada (tanto na minha vida escolar e académica, como profissional), trouxe-me benefícios, mas também o aumento da ansiedade, uma vez que queria fazer tudo e da maneira mais perfeita possível.

Durante muito tempo estive demasiado ocupada a «marcar um visto» no que a sociedade considera o habitual a fazer-se.

O meu dia-a-dia era tudo menos saudável. Dormia pouco e mal, saía de casa à pressa, corria atrás dos transportes públicos, onde ia que nem uma sardinha enlatada até ao emprego, trabalhava até à exaustão para nem sequer receber uma palavra de agradecimento ou de reconhecimento, comia a coisa mais barata que me aparecia à frente, e rebobinava tudo até regressar a casa (uma vez que já tinha desistido do ginásio), onde, nos dias melhores, fazia mecanicamente as tarefas domésticas imprescindíveis e, nos dias piores, me enfiava na cama a ver televisão para não ter de pensar em mais nada. No dia seguinte, o mesmo.

No entanto, apesar de ter cumprido a minha parte do acordo, tudo o que a sociedade me disse que traria estabilidade («estuda e terás um bom trabalho»; «recebe um ordenado e terás estabilidade») não trouxe. Para piorar, todo este processo contribuiu para a deterioração da minha saúde, tanto física como mental.

Depois de alguns «sustos» em algumas áreas da minha vida, apercebi-me de que não podia continuar como estava. Após tantos anos a fazer tudo o que era suposto e a não obter o que me tinha sido prometido, decidi parar e refletir sobre a minha vida.

Foi então que dei início a um longo processo de autoconhecimento, em que refleti muito e agi em conformidade. Por fim, perguntei-me o que me fazia feliz.

Descobri que seria feliz se:

– desse atenção à minha mente e ao meu corpo: alcançasse um bem-estar mental e físico, pautado por rituais diários, uma alimentação saudável e a prática de exercício físico;

– trabalhasse no que me realiza: me dedicasse à escrita, à tradução literária e ao ensino de português para estrangeiros;

– me dedicasse ao meu desenvolvimento pessoal;

– partilhasse a minha felicidade com quem mais amo;;

Para, assim, sim, estar no meu melhor em todas as áreas da minha vida.

Tendo identificado o que me fazia feliz e definido o meu estilo de vida ideal, e até o meu dia ideal, dependia de mim desbravar o caminho para chegar lá. Foi então que decidi criar um estilo de vida equilibrado que me permitisse dedicar àquilo que mais gostava de fazer, entre várias coisas, a escrita.

Depois, decidi ir mais longe e profissionalizar o meu talento para a escrita. Afinal, se eu tinha este problema, certamente mais pessoas teriam o mesmo e eu poderia ajudá-las a solucioná-lo. Foi assim que em 2017 surgiu a marca pessoal Ana Viegas.

A marca pessoal Ana Viegas

De escritora que não escrevia porque nunca tinha tempo para escrever e achava que que não era possível viver da escrita, a escritora com um estilo de vida equilibrado, que se dedica ao que mais ama, é motivada e criativa, publica regularmente e com qualidade as suas obras e vive em plena abundância da sua paixão.

Esta foi a minha jornada e é nela que te quero levar comigo: uma verdadeira jornada de paixão e abundância pela escrita! Porque o mundo merece ler o que escreves!

A missão da marca Ana Viegas é ajudar escritores motivados e criativos a dedicarem-se ao que mais amam e a publicarem com qualidade as suas obras para viverem em plena abundância da sua paixão.

Tu sabes que se te dedicares à tua escrita, publicares as tuas obras e viveres da tua paixão vais estar a viver a tua verdade, vais estar a viver o teu propósito, vais sentir-te feliz, vais estar a tocar o coração dos teus leitores e a fazer a diferença no mundo através da tua escrita!

E eu estou aqui para te ajudar, porque não tens de percorrer este caminho sozinho!

Os meus livros

Coleção de oficinas de leitura recreativa e de escrita criativa

Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens

Quando escrevi a coleção de 15 livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens, estava ciente de que queria publicar esta coleção e todos os meus anteriores e futuros livros de forma independente, pelo que se colocava a questão: onde os vender? 

A ideia de longo prazo de criar uma editora antecipou-se e foi simplesmente natural criar a marca Calo no Dedo by Ana Viegas, uma livraria infantojuvenil independente e online, que publica obras divertidas e inclusivas, em diferentes formatos e de forma ecológica, para jovens leitores alegres, curiosos e conscientes.