Chega de aceitares que a escrita é um mero passatempo e que não podes viver daquilo que mais amas.
De achares que ninguém quer ler as tuas palavras. De desistires de escrever ou esconderes os teus manuscritos nas gavetas do esquecimento.
Tu podes investir o teu tempo, de forma equilibrada e sem te esgotares, no que te realiza e preenche!
Podes ser feliz, todos os dias, porque escreveste (nem que seja uma linha).
Mas este estilo de vida não se cria por acaso ou sem dedicação. Todas as pessoas felizes e realizadas que conheces tiveram, também elas, de passar pelas suas transformações.
É preciso querer muito.
E tudo começa por criares ou recuperares um hábito tão saudável e potenciador de criatividade como a escrita. Por parares de esconder as tuas palavras e o teu talento.
Ora, e haverá melhor altura do que esta para o fazeres? Para te presenteares com a verdadeira harmonia de quem é feliz na abundância da sua paixão?
Estás cada vez mais perto de conquistar a chave para desbloqueares medos, inseguranças e procrastinação e para viveres em pleno o teu amor pela palavra escrita.
Se tens a tua relação com a escrita em pausa, se gostavas de a melhorar ou se queres desbloquear a tua criatividade para poderes, finalmente, conquistar um estilo de vida equilibrado e feliz, fica a saber que é possível.
Embora a sociedade nos tenha feito crer que só tirando uma licenciatura numa área conceituada teríamos sucesso, a verdade é que estudos não são sinónimo de segurança e abundância. E muito menos de felicidade.
Ter uma licenciatura e um mestrado, por prestígio, dinheiro ou medo do insucesso, foi sempre o único caminho socialmente aceite que dita o quão risonho é o teu futuro.
Então, porque temos cada vez mais pessoas a sofrer esgotamentos e depressões?
Será que é porque acordamos todos os dias em piloto-automático e saímos de casa à pressa com o pequeno-almoço mal tomado? Porque enlouquecemos no trânsito ou nos transportes públicos a caminho do emprego? Ou porque picamos o ponto e trabalhamos até à exaustão, sem receber qualquer reconhecimento pelo esforço ou pelo resultado?
O que podemos fazer, então, se a sociedade insiste em perpetuar este lufa-lufa que mói e que mata?
Não te preocupes. A sociedade pode não ter mudado assim tanto, mas tu ainda estás a tempo de mudar. Agora, é até ganhares um calo no dedo!
Olá, o meu nome é Ana Viegas e sou escritora, editora e revisora, tendo mais de 18 livros publicados.
Sou a fundadora da editora e livraria infantojuvenil Calo no Dedo e autora da coleção de 15 livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens, que alia a leitura à saúde mental, e da coleção de 3 livros de oficinas de leitura recreativa e de escrita criativa a partir de narrativas orais, que alia a leitura e a escrita à cultura portuguesa.
Mas nem sempre foi assim.
Comecei por seguir a linha convencional do «estuda muito e terás emprego garantido e bem remunerado», mas…
Quando dei por mim, estava esgotada. Física e mentalmente.
Sentia-me desanimada, perdida, definhando lentamente a cada novo dia.
Não me dedicava à escrita como forma de subsistência, apesar de ser a minha paixão, porque achava que não era possível viver da escrita, pelo menos em Portugal.
Após tantos anos a fazer tudo o que era suposto e a não obter o que me tinha sido prometido, decidi parar e refletir sobre a minha vida.
Hoje, sou o resultado dessa reflexão e ação.
De escritora que não escrevia, porque nunca tinha tempo para escrever e achava que não era possível viver da escrita, passei a escritora com um estilo de vida equilibrado, que se dedica ao que mais ama, é motivada, criativa, e publica regularmente e com qualidade as suas obras.
Esta é a minha realidade. Agora, quero levar-te comigo nesta jornada de paixão e abundância pela escrita, que tem ajudado dezenas de escritores!
Tudo o que precisas para teres um estilo de vida equilibrado e poderes viver em plenitude da tua escrita, através de um programa de subscrição único no mundo onde aprenderás:
a conquistar um estilo de vida equilibrado e a conjugá-lo com a escrita;
a criar uma rotina de escrita inspiradora;
a manter o hábito regular da escrita;
diferentes tipos de escrita, como escrita terapêutica, escrita criativa ou escrita para os negócios;
a organizar de forma simples e prática a escrita de manuscritos e outros textos;
sobre o processo de geração de ideias, escrita, revisão, paginação, publicação e divulgação de um livro de sucesso;
sobre o mercado editorial português;
sobre as experiências de leitura dos leitores;
todas as burocracias relacionadas com a publicação e venda de livros;
o que toda a gente sabe mas ninguém diz sobre a indústria.
«Fazer parte do Clube Escritores com Calo no Dedo foi dizer “sim” ao meu amor pela escrita e a mim própria. Foi dizer “não” a tudo aquilo que me impedia de colocar em primeiro lugar o que mais gosto de fazer: ler e escrever! Por vezes o processo é longo, mas considero que é muito importante o momento da transformação em que decidimos reconhecer que a escrita é uma prioridade! Partilhar experiências nesta comunidade, não só de escrita, como de estilo de vida é um aconchego e veio acrescentar muito à minha vida e ao meu dia-a-dia!» Sofia
Em apenas 1 semana, o Clube de Escritores com Calo no Dedo ajuda-te a desbloquear a escrita e a vencer medos, inseguranças e procrastinação, para que possas, finalmente, viver das tuas palavras, mas de uma forma equilibrada e feliz.
Ao longo das aulas, encontros e partilhas, serás capaz de:
É quase impossível atribuir um valor a esta comunidade. Por tudo o que acrescenta, pelas vidas que mudou e pelas que vai, ainda, mudar.
Aliás, repara no que inclui:
acesso gratuito ao evento «Escritores com Calo no Dedo», com Ana Viegas, em que, ao longo de três vídeo-aulas, se aprende a conquistar um estilo de vida equilibrado, criar uma rotina de escrita inspiradora e escrever e publicar um livro de sucesso;
acesso gratuito ao workshop «Snacks saudáveis», com Inês Henriques, em que se aprende a fazer várias opções doces e salgadas de lanches saudáveis;
acesso gratuito ao minicurso «Como criar uma rotina de escrita equilibrada», com Ana Viegas, em que se aprende, de forma intensiva, a reorganizar a rotina diária para incluir cada vez mais momentos de escrita no dia-a-dia;
acesso gratuito ao menu semanal plant based e às correspondentes receitas, cerca de 20 suculentas sugestões de pequenos-almoços, almoços, snacks e jantares, criado em exclusivo para os escritores com calo no dedo por Inês Henriques.
«Fazer parte do programa e comunidade Calo no Dedo tem sido uma experiência muito enriquecedora não só ao nível de escrita como de estilo de vida, aprendo sempre! E melhor que isto, tenho sido desafiada a libertar-me de crenças e preconceitos que bloqueavam a minha escrita, o mais poderoso deste programa tem sido acreditar na minha escrita, entregar-me às ideias e deixar a magia acontecer! Muito obrigada Ana e Inês!» Carol
«Trabalhar com a Ana nestas mentorias individuais tem sido uma lufada de ar fresco. Escrever foi sempre uma paixão, mas o online foi abalando esse sentimento e estava completamente estagnada nas palavras. Mas a Ana consegue ver a escritora que vive em cada uma de nós e com a sua simplicidade e experiência, leva-nos às frases e aos textos que melhor contam as nossas histórias.» Ângela.
1.ª quarta-feira do mês: webinar gravado sobre estilo de vida
3.ª quarta-feira do mês: mentoria de escrita em direto
1.ª quarta-feira do mês: é lançado o módulo sobre estilo de vida, habitualmente uma vídeo-aula gravada, com cerca de 30/40 minutos, com um desafio para pôr em prática ao longo dessa semana, com Inês Henriques;
3.ª quarta-feira do mês: às 13h, acontece a mentoria de escrita online, em direto e em grupo, em que é lançado um desafio de escrita, segue-se um breve momento de escrita em simultâneo, prossegue-se para a partilha de textos e dá-se lugar ao feedback de escrita e à mentoria de escrita em grupo, com Ana Viegas;
Os conteúdos em direto e as respetivas gravações são posteriormente disponibilizadas na área exclusiva dos Escritores com Calo no Dedo.
Bónus: sempre que assim se justificar, existirão semanas bónus com conteúdo suplementar.
1.ª quarta-feira do mês: mentoria de estilo de vida em direto
3.ª quarta-feira do mês: webinar gravado sobre escrita
1.ª quarta-feira do mês:
às 13h, acontece a mentoria de estilo de vida online, em direto e em grupo, com Inês Henriques;
3.ª quarta-feira do mês: é lançado o módulo sobre escrita, habitualmente uma vídeo-aula gravada, com cerca de 30/40 minutos, com um desafio para pôr em prática ao longo dessa semana, com Ana Viegas;
Os conteúdos em direto e as respetivas gravações são posteriormente disponibilizadas na área exclusiva dos Escritores com Calo no Dedo.
Bónus: sempre que assim se justificar, existirão semanas bónus com conteúdo suplementar.
A literatura está ao alcance de todos, não apenas de um grupo restrito de pessoas.
Além disso, o processo de escrita e publicação de um livro pode ser solitário, ainda para mais quando quem nos rodeia não compreende tudo o que implica e, por isso, não nos consegue apoiar da forma que precisamos (quando não faz o oposto e ainda nos desmotiva mais).
Quando temos junto a nós pessoas com os mesmos interesses e desafios, torna-se tudo mais fácil, motivante e frutífero. Uma comunidade é isso mesmo: partilha, entreajuda, encorajamento.
acesso gratuito ao evento «Escritores com Calo no Dedo», com Ana Viegas, em que, ao longo de três vídeo-aulas, se aprende a conquistar um estilo de vida equilibrado, criar uma rotina de escrita inspiradora e escrever e publicar um livro de sucesso;
acesso gratuito ao workshop «Snacks saudáveis», com Inês Henriques, em que se aprende a fazer várias opções doces e salgadas de lanches saudáveis;
acesso gratuito ao minicurso «Como criar uma rotina de escrita equilibrada», com Ana Viegas, em que se aprende, de forma intensiva, a reorganizar a rotina diária para incluir cada vez mais momentos de escrita no dia-a-dia;
acesso gratuito ao menu semanal plant based e às correspondentes receitas, cerca de 20 suculentas sugestões de pequenos-almoços, almoços, snacks e jantares, criado em exclusivo para os escritores com calo no dedo por Inês Henriques.
«Tenho a honra de participar no Clube de Escritores que a Ana Viegas dirige. Se por um lado as sessões com a Ana nos lembram o lado criativo e divertido da escrita, convidando-nos a permanecer conectados à nossa paixão, as sessões de estilo de vida com a Dra. Inês Henriques lembram-nos da importância de cuidarmos da nossa saúde, para manter uma vida de qualidade. Conjuntamente, o programa está bem estruturado, permitindo conhecer, no caminho, outras pessoas com gostos idênticos e entre todos, apoiar-nos para crescermos como escritores. Obrigada Ana por esta experiência!» Ana Rita
O período de subscrição pode ter a duração de seis meses ou um ano, sendo renovável por iguais períodos.
Sim, com a subscrição, terás ainda acesso a todos os conteúdos dos meses anteriores ao início da sua subscrição.
Claro! Os membros beneficiam também de descontos exclusivos em todos os produtos e serviços anaviegas.pt e calonodedo.pt
Apenas no caso da Subscrição Diamante. Aqui, os membros que querem ir mais além podem participar em sessões de mentoria de escrita individuais e totalmente personalizadas.
O Clube de Escritores com Calo no Dedo destina-se a escritores motivados e criativos que querem conjugar um estilo de vida equilibrado com a escrita para se dedicarem ao que mais amam, partilharem as suas palavras e viverem em plena abundância da sua paixão pela escrita.